quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nova Cruz/RN: IBAMA Interdita Matadouro Publico e Prefeitura é Multada em 100 mil reais


Nova Cruz/RN

Uma equipe do IBAMA e da Polícia Militar Ambiental do RN, esteve nesta manhã no Matadouro Público de Nova Cruz realizando diligência afim de verificar em loco, denúncias feitas sobre a situação de penúria e abandono em que está aquele equipamento.


O Agente Pedro Luiz - do IBAMA estava acompanhado pelos policiais, o Sargento Medeiros e pelo soldado Edmilson, ambos do policiamento ambiental - Natal, informou a nossa reportagem que o motivo daquela diligência seria baseado em denúncias feitas pelo 0800, em que informavam a situação de abandono e de penúria em que trabalham os machantes locais. Também acompanhou a equipe o Secretário Municipal de Agricultura Joao Miguel.


 
  
  
 


Eles constataram que o Matadouro apenas teve uma pintura por fora, mas que por dentro todo tipo de degradação existia, tanto nos equipamentos quanto no serviço de esgotamento que é insuficiente e todo danificado.




Verificaram também que do lado de fora, do Matadouro lama e os dejetos estavam a céu aberto, além da fossa que vive estourada causando uma terrível fedentina, o que não permitia a continuidade do abatimento e tratamento de carnes no local, sob fortíssimo risco de contaminação.


   
  
Segundo o Agente do IBAMA, além da interdição do Matadouro, a Prefeitura Municipal foi multada em 100 mil Reais.

 

Inúmeras foram as denúncias do estado de degradação total em que está entregue o nosso Matadouro público. Foram colhidos diversos depoimentos de moradores do bairro Lica Moreira, proximo ao prédio que vivem uma situação de verdadeira "calamidade público" devido a fedentina que toma conta diariamente de suas vidas, principalmente nos dias que antecedem as feiras livres em que um maior número de animais é abatido.

A PREFEITURA: O caso do Matadouro vem se arrastando. O atual Prefeito em seu programa Institucional havia informado que iniciaria as obras do novo Matadouro Público Municipal, mas há dois anos e meio depois destas declarações, apenas uma pintura foi feita no atual Matadouro, e alguns tijolos foram edificados no novo Matadouro, obra aliás que também está parada, sem se saber dos reais motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário